O
CEFLURIS e sua regionalização
A proposta da
regionalização, da união das forças
em cada área, é uma indicação
no sentido da complementaridade de nossos esforços
e potenciais. Com certeza a eternização
de nossa prática religiosa se dará através
do estímulo para sua difusão, unicidade
ritualística e firmeza em sua crença. |
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A realização
CEFLURIS nasce do amadurecimento do convívio
entre duas grandes pessoas há mais de trinta anos.
Irineu Serra, já naquela época Patrono e Mestre
de uma peculiar prática religiosa nascida na década
dos 30, no então território do Acre, e Sebastião
Mota, cidadão nato da Floresta Amazônica, seu
digno representante e conhecedor.
Irineu
trazia a revitalização dos ensinamentos de
Jesus Cristo e Sebastião Mota, a das práticas
curandeiras e caboclas. A semente nasceu em Rio Branco,
no princípio da década de 70 e trouxe uma
clara instrução: “Documente-se, seu
Mota! Organize seu povo e faça seus trabalhos dentro
da Doutrina do Mestre Império Juramidam!”.
Pronto! Aí foi dado o pontapé inicial de uma
energia que iria se materializar na constituição
de uma extensa, verdadeiramente mundial rede de pontos de
Luz (Igrejas e Centros) expansores de iluminação
espiritual, saúde física e amadurecimento
do Eu, pois estes são os principais benefícios
advindos desta linhagem espiritual fundada por estas duas
eméritas pessoas.
Após
a passagem do Mestre Irineu (em julho de 71), Padrinho Sebastião
seguiu estas orientações e levantou sua bandeira,
sendo a Colônia 5000 (na zona rural da cidade de Rio
Branco) sua base inicial. Por seu carisma pessoal, já
liderava um grupo de mais de 50 famílias com quem
compartilhava alguns ideais cooperativistas e era respeitado
por sua clara e inequívoca espiritualidade. Da mesma
forma que o Mestre Irineu, o Padrinho Sebastião se
destacou pelas inúmeras (e comprovadas) curas que
realizou, seja no corpo físico, emocional ou espiritual.
Esta eficácia criou um halo de confiabilidade e respeito
social em torno da Doutrina do Santo Daime, que, assim alicerçada,
pôde alcançar a transcendência que observamos
atualmente.
Em
1976, foi assinada a primeira ata de fundação
do CEFLURIS (Centro Eclético de Fluente Luz Universal
Raimundo Irineu Serra) e sua diretoria era a representação
institucional de um grupo que claramente colocava o Santo
Daime como a principal missão de suas vidas. Inesquecível
a presença e vívida contribuição
dos Padrinhos Mário Rogério, Wilson Carneiro
e Manoel Corrente: juntamente com os então jovens
Alfredo e Waldete, foram o grupo que cuidou do desenvolvimento
germinal desta semente e eternos guardiões desta
bandeira.
E
inúmeras e valorosas conquistas foram acontecendo.
De um grupo inicial basicamente composto por colonos, agricultores
e trabalhadores da Floresta (seringueiros, mateiros, castanheiros,
pescadores etc.) foram-se estruturando múltiplas
redes e ações que criaram reais condições
para a expansão deste modelo de convívio natural
e respeituoso entre os Homens e com a Mamãe Natureza,
além da afirmação da religiosidade
cristã e espiritualista da Doutrina do Mestre Império
Juramidam. Exemplos?
- Legalização do uso do Sacramento (Ayahuasca)
e sua prática religiosa através de processos
junto às Justiças do Brasil, Holanda,
Espanha;
- Decreto preservando uma área superior a 500.000
hectares através da criação das
Florestas Nacionais do Mapiá/Inauini e do Purus
(município de Pauini/AM);
- Fundação e manutenção
de vilas ecológicas e agro-extrativistas em áreas
remotas da Floresta Amazônica, gerando bem-estar
social direto (saúde, educação,
assistência social e apoio à produtividade)
para mais de 3.000 pessoas (moradoras na Vila Céu
do Mapiá e seus entornos e das diversas comunidades
que compõem o Céu do Juruá);
- Transmissão autêntica e genuína
de um saber cultural dos Povos da Floresta;
- Constituição de uma rede fraterna e
solidária unindo grupos espalhados em todos os
continentes; a manufatura de novos produtos oriundos
do extrativismo amazônico (tais como o próprio
Sacramento Santo Daime, o couro vegetal, a secagem de
frutas regionais, turismo eco-religioso etc.);
- Realização de acordos de cooperação
com entidades como o IBAMA, a Universidade de Viçosa,
o FNMA, Fundação Jardim Botânico,
WWF/Brasil, governos estaduais (Acre, Amazonas) e municipais
(Pauini e Boca do Acre, Cruzeiro do Sul, Ipixuna e Rodrigues
Alves) trazendo recursos (governamentais, não-governamentais
e da própria irmandade ) e capacitação
(cursos de formação, extensão ou
seminários temáticos) para as comunidades
amazônicas;
- Expansão de uma prática espírita-cristã
que vem trazendo bem-estar (espiritual e material) para
muitas pessoas;
- “Berçário” de muitas outras
instituições hoje já credenciadas
e com uma vasta folha de serviços prestados à
comunidade, seja a nível da Amazônia, como
a Associação dos Moradores da Vila Céu
do Mapiá, a Cooperar/Cooperativa Agro-Extrativista
do Médio e Baixo Purus, o Centro Medicina da
Floresta, a Santa Casa Padrinho Manoel Corrente, o Couro
Vegetal da Amazônia, os Guardiões da Floresta,
entre outras, também a nível nacional
– com filiais em todas as principais regiões
brasileiras e também no exterior, todas em funcionamento,
gerando benefícios para seus associados, além
de obras caritativas.
Para
sua melhor apresentação junto à sociedade
e uma melhor organização das tarefas internas,
em 1998, o CEFLURIS se multiplicou, passando a representar-se
através da Igreja do Culto Eclético de Fluente
Lua Universal/Patrono Sebastião Mota de Melo (que
cuida do movimento religioso e doutrinário) e o Instituto
de Desenvolvimento Ambiental Raimundo Irineu Serra (que
cuida da organização sócio/econômica/ecológica/cultural
do povo). Já desde esta época, ficou contemplada
(estatutariamente) a possibilidade da criação
das Regionais que aproximariam as novas Igrejas e Centros
locais de sua Matriz e fonte de inspiração
(tanto doutrinária como de organização
institucional).
Somos
conscientes do tamanho e da abrangência desta missão
que tem como base o Sacramento Santo Daime. Em conjunto
com nossas naturais co-irmãs (Igrejas afiliadas ao
Alto Santo, ao Padrinho Luiz Mendes, Céu do Mar,
igrejas/centros independentes em Minas Gerais e São
Paulo, entre outras) constituímos o Povo do Santo
Daime e, com certeza, sentimos a responsabilidade de trazermos
nossa cota de esforço e dedicação para
a correta apreciação e prática desta
confissão religiosa. Além disso, é
sempre bom lembrarmos que o movimento em torno do Sacramento
Ayahuasca é ainda maior, congregando entidades do
porte da União do Vegetal, Igreja da Barquinha, Antonio
Geraldo, Francisca Gabriel, Círculo de Caridade Cristã
e outras. Esta multiplicação, com diversidade,
é, sem dúvida, uma característica da
Floresta Amazônica, que bem se reflete em sua cultura
e religiosidade.
A
constituição de uma aliança com todas
estas entidades tem sido uma dos mais importantes atividades
que o CEFLURIS vem realizando. A par da responsabilidade
histórica de termos sido o primeiro centro que deu
início à expansão da Doutrina do Santo
Daime fora do estado do Acre, somos, hoje em dia seu principal
ponto de referência graças à administração
cristalina e abrangente do Padrinho Alfredo Gregório
de Melo e sua família (Madrinha Rita, irmãos
e assessores) calcada nos princípios da Harmonia,
Amor, Verdade, Justiça e Paz.
Esta
forma múltipla de compartilhar consciência
e responsabilidades tem sido a marca desta administração,
que se traduz a nível interno pelo fortalecimento
de cada uma das igrejas e centros afiliados. Não
buscamos multidões e sim gerar grupos de pessoas
conscientes de sua cidadania e religiosidade: pessoas que
possam se organizar para bem apresentar socialmente esta
Doutrina do Bem Viver; pessoas que entendam a profundidade
desta fraternidade e, mesmo que geograficamente distantes,
possam ter o mesmo sentimento de pertinência (como
grupo religioso) e participação nas propostas
sociais (com uma irmandade abrangente e comunidades locais);
pessoas que entendam que o Santo Daime é eterno e
se eternizará em cada Oração, Hinário
ou Concentração realizada, em cada irmão
novato que assiste o Trabalho Espiritual, que recebe seu
benefício e traz sua crença simbolizada na
Estrela que trará em seu peito.
A
base da organização é fraterna e de
aliança, não de dominação e
imposição de critérios e normas. Claro
que estão as leis espirituais que regem a realização
do Trabalho Espiritual! Mas estas não são
matéria para os conceitos e preceitos intelectuais.
À nossa mentalidade cabe a criação
da estrutura material que nos possibilite a prática
de nossa confissão religiosa e o combustível
para tão nobre finalidade deve advir de uma prática
ética, justa e igualitária.
A
proposta da regionalização, da união
das forças em cada área, é uma indicação
no sentido da complementaridade de nossos esforços
e potenciais. Com certeza a eternização de
nossa prática religiosa se dará através
do estímulo para sua difusão, unicidade ritualística
e firmeza em sua crença.
Nestes
momentos em que o CONAD vem atuando no sentido de criar
condições para a instalação
de uma Comissão múltipla que irá regulamentar
as condições de utilização do
sacramento Ayahuasca, é muito importante que tenhamos
estes conceitos bem claros e compartilhados entre nós.
Serão seis representantes dos poderes públicos
(já nomeados) e seis representantes das tradições
religiosas (ainda a serem apontados). Não estaremos
tão somente criando um conjunto de rotinas jurídicas
e administrativas, mas sim gerando condições
para o atendimento solidário e caridoso de muitos
sofredores e sofrimentos humanos. Estaremos dando um passo
definitivo em prol do exercício de nosso direito
cidadão da liberdade religiosa. Assim, este processo
de legalização e conseqüente organização
diz respeito a todos os que foram tocados por esta Luz e
ouviram a corneta de seu chamado! E é iniludível
se temos a consciência que aí está uma
das chaves para a iluminação de todos!
Saudações
Fraternas,
Luís Fernando Nobre
Secretário de Integração IDA/CEFLURIS
Tesoureiro da Igreja CEFLU/Patrono Pad. Sebastião
Mota