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Uma teologia do Santo DaimeTeologia
vem do grego e significa "ciência dos deuses .No dizer de Plotino, "todo ser
contém dentro de si o mundo inteligível inteiro e ao mesmo tempo o contempla inteiro em
qualquer outro ser".
Na
psicologia, compreendemos os arquétipos do inconsciente coletivo como lembranças e
cicatrizes que provêm do Originário e cuja realização é o objetivo de todas as
religiões;a ontologia, ou ciência do ser, nos permite ver com mais clareza a existência
humana como suporte dessa misteriosa jornada do espírito que desce à carne e a
antropologia tem procurado reconstituir os mitos, os sistemas simbólicos e as
organizações sociais que correspondem às diversas cosmologias dos diversos povos e
culturas.
Mas é
no uso ritual das plantas expansoras de consciências dentro de um contexto apropiado,
que experimentamos um plano diferente e não usual de consciência . Nele,descortinamos
visões, sentimentos, lembranças, encarnações, insigths, nos sentimos como parte
integrante dessa tríade Homem-Natureza-Cosmos.
É uma
grande responsabilidade resgatar nos dias de hoje, de tão grave crise planetária, as
tradições de nossos ancestrais e essa forma xamânica de compreender a realidade.
O
estudo dos fenômenos ligados à alteração da consciência nos permitirá compreender
muito mais sobre o êxtase, a criação artística e científica, a mediunidade, a fé, as
fronteiras entre o conhecimento espiritual verdadeiro e o delírio psicótico, intuição,
imaginação, etc.
Na doutrina
cristã xamânica do Santo Daime realiza-se uma síntese entre o Oriente e o Ocidente.
O Oriente nos legou a ciência da Yoga, método de meditação para capacitar a
mente a dissolver-se no Atman, no Eu Universal, além de valiosos ensinamentos
sobre a lei do Carma, reencarnação etc. A doutrina do Cristo trouxe o caminho do
perdão, do amor, da caridade e um método de crescer espiritualmente com o sofrimento e o
sentimento de finitude da matéria que é inerente`a vida.
Prestamos
tributo a todas as grandes tradições espirituais, inclusive aos nossos antepassados
pré-colombianos.Com eles aprendemos a consagrar essas plantas que nos ajudam a abrir os
portais da nossa percepção espiritual.
Estas
são as fontes da nossa teologia. Cremos que, apesar das diferenças de rituais, os
ensinamentos doutrinários e o fenômeno da miração são convergentes em todas as
igrejas e centros que trabalham com o Daime ou Vegetal de forma
sacramental.As diferenças doutrinárias refletem diferentes contextos e demandas
espirituais e devem ser entendidas e respeitadas.
O Daime
vem a ser a para nós um Acelerador, um Atalho Cármico. Através dele, os
daimistas acreditam que qualquer um , que esteja sinceramente disposto a se transformar,
poderá chegar, num tempo mais reduzido, ao conhecimento de Si-Mesmo e do Universo.
O
resultado desse trabalho espiritual interior não é apenas uma propriedade de um
alcalóide que inibe uma enzima de um neuro-transmissor cerebral.Não é um fenômeno que
pode ser induzido por experiências de laboratório.O trabalho espiritual envolve
sistemática transformação pessoal e provas disso no dia a dia.
O
trabalho com o Santo Daime busca a nossa reunificação no Uno, no Todo e usa o corpo e a
mente como uma ferramenta de trabalho. Essa perspectiva espiritual não reduz nossa
capacidade de ajuste no mundo mas pelo contrário a amplia .
Depois de
realizado o Sacramento do Santo Daime, o sentido maior da nossa irmandade é comungar com
ele nas festas que chamamos Hinários |
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