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Tradições do uso de enteógenos:
Pajés, os xamãs da America do SulDesde o Neolítico Superior que nossos ancestrais já
ultilizam certas plantas para fins medicinais e como meio de acesso ao reino dos
espíritos. O impacto do seu uso na estruturação da psique e da cultura humana, é muito
maior do que se pode imaginar. Hoje em dia, essas plantas são chamadas enteógenas,
que significa: capaz de suscitar a experiência de Deus em si mesmo.
Seus
compostos psico-ativos, produzem um estado de expansão de consciência. Num contexto
espiritual apropiado,gera, experiências de êxtase místico. Nesses estados de
consciência, é que os santos, os avatares e os profetas lançaram o alicerce para muitas
das grandes religiões de massa dos nossos dias.
A
intensidade da experiência mística desperta na consciência a sensação inefável de
fazer parte da Totalidade. Esta não é uma abstração e sim uma verdade que se encontra
nas camadas mais profundas do nosso ser. Vista através desse tipo de experiência,a
Natureza não é apenas um conjunto de solo, paisagens, flora e fauna e sim uma parte de
Gaia, o ser biológico espiritual planetário.
A forma
pela qual essa compreensão ficou mais preservada, é no xamanismo. Ele é, segundo
uma clássica definição, aquelas técnicas arcaicas do êxtase ,através dos
quais o xamã decifra a Natureza,viaja pelo Cosmos e intervém mágicamente nos
corpos dos doentes.
Na
Amazônia Ocidental Brasileira, o xamanismo religioso dos pajés sempre esteve
associado ao uso das plantas enteógenas . Uma das mais importantes delas é a
ahyauasca, também denominada de Santo Daime, bebida misteriosa, em torno da
qual convergem muitas tradições dos índios e caboclos da região.
(Link : Se você deseja aprofundar esse tema , consulte na
Biblioteca o texto da palestra de Alex Polari : Seriam os Deuses alcalóides? e também
Espiritualidade,Ecologia e Floresta).
(Ilustração: Montagem do desenho de W,Blake de Deus apontando
para a estrutura molecular da harmina ou DMT) |
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