Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




A base social do povo do Daime

Nos ermos dos igarapés da Amazônia se encontram os remanescentes dos imigrantes vindos do Nordeste Brasileiro nos finais do século passado. Vieram fugidos de uma grande sêca e trabalharam nos seringais em seus dias de glória e opulência, quando a Ópera de Manaus trazia Caruso e outras estrelas da época para récitas patrocinadas pelos barões da borracha.A segunda migração de nordestinos para os seringais da Amazônia se deu durante a Segunda Grande Guerra Mundial.

Nesse ínterim, os ingleses tinham plantado na Malásia imensas extensões de havex brasiliensis contrabandeadas, desenvolvendo técnicas de seringal de cultivo que levaram à ruína o sistema dos seringais nativos, onde áreas imensas de florestas eram exploradas de maneira primitiva,com grande sacrifício humano e altos custos. seringa.jpg (11326 bytes)

Na década de vinte, a situação da borracha já era de decadência e os preços tinham caído vertiginosamente com a concorrência asiática.

Quando os japoneses invadiram a Malásia durante a Guerra, a solução dos aliados foi incentivar e injetar recursos para a re-abertura dos seringais nativos do Brasil, medida estratégica para o esforço de guerra de então.Novas levas de nordestinos foram convocados, com status de combatentes militares, e a Amazônia foi re-colonizada.Os soldados da borracha , como eram chamados esses combatentes sem farda, chegavam no porto de Belém em navios perseguidos e `as vezes torpedeados por submarinos alemães Depois eram embarcados pelo Rio Amazonas até os distantes seringais a que eram destinados.

Pelo caminho, encontravam os remanescentes das primeiras gerações de nordestinos miscigenados com as populações índias e mestiças.O produto dessa mistura é o caboclo amazonense , que vive ainda hoje de forma semelhante aos seus pais e avós, depois que com o fim da guerra,a velha e conhecida decadência voltou a reinar nos seringais da Amazônia.


footer.gif (1284 bytes)