|
O que é nossa religião?O Culto
Eclético da Fluente Luz Universal é um trabalho espiritual, que tem como objetivo
alcançar o auto-conhecimento e a experiência de Deus ou do Eu Superior Interno.
Para tanto, se ultiliza, dentro de um contexto ritual tido como sagrado, da bebida
enteógena sacramental conhecida como ahyausca e que foi rebatizada pelo Mestre
Irineu como Santo Daime. O uso de uma substância enteógena como sacramento
parece ter feito parte das principais tradições religiosas da antiguidade e fornecido a
base visionária de muitas das principais grandes religiões hoje existentes no mundo.
Nosso culto litúrgico, que
se resume em comungar, nas datas apropiadas, a bebida à guiza de sacramento, se denomina Eclético,
por que suas raízes estão impregnadas de um forte sincretismo entre vários elementos
culturais,folclóricos e religiosos.O uso do sacramento Santo Daime é
relizado nas datas do seu calendário festivos, obedecendo as regras rituais que foram
estabelecidas pelo Mestre Irineu e pelo Padrinho Sebastião.
Um Conselho Espiritual
dirige a Igreja e zela pela manutenção da tradição e dos princípios , ao mesmo tempo
que procura adequá-las aos novos contextos .As principais festas do calendário religioso
são os Hinários e os Feitios.Hinários são doze horas seguidas de
cânticos e bailado em torno de uma estrela de seis pontas, ao som de diversos
instrumentos e maracás.Feitios são as festas de produção do sacramento, quando toda a
comunidade se mobiliza para fazer a bebida sacramental, que será consumida durante o
calendário de trabalhos do ano.
Outro elemento importante da
espiritualidade daimista elaborada por Padrinho Sebastião foi a comunidade. A comunidade se constitui no ponto de
referência comum para o trabalho espiritual de todos os membros.É a ela que deve
retornar todas as boas aquisições que fazemos no nosso aprendizado espiritual.
A Doutrina do Santo
Daime ou a Doutrina do Mestre Irineu, como também é identificada, nasceu dentro
da floresta, brotou no seio do seu povo, uma gente muito humilde e digna. A sua mensagem,
que se encontra reunida na forma de coleções de hinos recebidos pelos mestres e
adeptos,prega o amor pela natureza e consagra o mundo vegetal e todo o planeta como sendo
o cenário sagrado da nossa mãe-terra.
Nosso trabalho mantém portanto
vínculos muito profundos com a floresta e pela causa da sua preservação .Isso chega a
ser uma questão de fundamento espiritual .Para desenvolver essa parte social e ambiental
do trabalho da nossa Igreja na Amazônia,foi criado o Instituto de Desenvolvimento
Ambiental Raimundo Irineu Serra que se empenha hoje em gerir e buscar parcerias para
projetos de desenvolvimento auto-sustentável , numa região de quase 200 000 ha de
florestas, pertencentes a Floresta nacional do Purus, onde estamos assentados há
cerca de 16 anos. |
|
|