Engenheiro Geotécnico Avalia Solo do Novo Templo
O engenheiro civil geotécnico radicado em Rio Branco-AC, Otávio Pinto Batista Filho, esteve com sua equipe nesta segunda semana de maio no Mapiá com a finalidade de definir e dimensionar o solo onde está sendo assentada a fundação da obra da nova sede mundial da Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal Patrono Sebastião Mota de Melo - ICEFLU. Embora ainda não tenha um parecer definitivo, Otávio, graças a sua grande experiência no assunto, adiantou que o terreno suporta o peso da obra, avaliado em cerca de 200 toneladas.
Para tanto foram feitas 8 perfurações ao redor da obra seguidas de coleta de amostras do solo - o plano inicial eram 4 mas o engenheiro resolveu dobrar para verificar as imediações do açude e da grota ao lado. Através das amostras, ensaios penetrométricos e cálculos aritméticos será possível avaliar a capacidade de carga do terreno. Após perfurações com profundidade de 8 metros foram encontradas uma camada de areia (4m em média), seguida de formações ferruginosas (piçarra) e uma camada de argila. Não foi encontrada água. O subsolo foi considerado uniforme.
O engenheiro disse ainda que vai sugerir muros de contenção ao lado do açude e da grota, como forma de prevenir eventuais erosões e que, numa avaliação superficial, sem consultar os cálculos da construção, avalia que a estrutura está superdimensionada a favor da segurança, não havendo portanto nenhum risco, nem mesmo com a ação de fortes tempestades ou ventanias.
Texto: Oswaldo Guimarães – Secretário de Comunicação do IDARIS
Fotos: Miguel Ferreira