Seriam os Deuses
Alcalóides?
Alex Polari de Alverga
IV - Consciência Xamânica e
"Miração"
Pode-se dizer que o xamanismo é o sistema de conhecimento espiritual
mais arcaico que se conhece. E que, desde o começo, sua prática sempre esteve associada
ao uso de enteógenos. Além de participar na maior parte de todas essas sensações,
próprias dos demais estados expandidos de consciência, a consciência xamânica ou o
estado de consciência xamânico também tem suas peculiaridades. A sua própria e já
clássica definição como sendo "a arte do êxtase", já pressupõe que o xamã
detém um conhecimento específico de operar no êxtase e esta é a sua maior arte.
Através dela, ele se aproxima de forma consciente até o máximo limiar possível da
aniquilação. É este o vôo do xamã: atingir a realidade além da nossa percepção
usual, mantendo sempre aberta as portas de acesso ao mundo espiritual. Porém o mais
importante que queremos destacar dentro do xamanismo é a vivência, a mobilidade de
atuação do Eu dentro do transe. O Eu se torna o veículo divino, a carruagem dos
cabalistas (Merkabath) que alça vôo em busca dos palácios celestes. Mas ele não se
limita em contemplar seus átrios e fachadas reluzentes. Ele caminha por seus labirintos,
túneis secretos, ele procura conhecer o que se passa em cada um de seus aposentos e
câmaras. Esse é o roteiro da "miração", um estado de consciência
místico-xamânico, obtido com a ingestão ritual do Santo Daime, que gostaríamos de nos
deter mais minuciosamente.
A "miração" é um termo que foi cunhado na tradição do
Santo Daime pelo Mestre Irineu para designar o estado visionário que a bebida produz. O
verbo "mirar" corresponde a olhar, contemplar. Dele deriva-se o substantivo
"mirante", que é um local alto e isolado onde se pode descortinar uma vasta
paisagem. A palavra "miração" une contemplação mais ação (mira+ação), o
que expressa de maneira clara que o termo foi cunhado por pessoas que eram plenamente
conscientes da viagem do Eu no interior da experiência visionária, característica do
êxtase xamânico. E que é simbolizado pela viagem da águia voando em direção ao sol.
Sem dúvida existe uma grande diferença entre uma iniciação quietista - que prepara o
neófito através do silêncio e da meditação - e a iniciação xamãnica que o convida
para ser protagonista totalmente responsável pelo seu desdobramento astral e vôo
espiritual. Nele, somos convidados a participar de um filme em que as cenas que se
desenrolam na tela, dependem, em última instância, do que está ocorrendo no interior da
nossa consciência. Em outras palavras: só conseguiremos salvar a donzela do "filme
astral" das garras do vilão, se a nossa disposição para tanto for tão verdadeira
como a nossa capacidade de realizá-la. Temos que estar concentrados no nosso objetivo,
mobilizando desde o nosso interior a coragem e a sabedoria necessária para atravessar as
diversas provas do percurso iniciático. Caso contrário, a "narrativa
visionária" sai do nosso controle podendo acontecer um desfecho negativo e uma
interrupção do vôo do Eu rumo ao êxtase.
Estamos querendo dizer que dentro da miração o estado de ação e
contemplação são como as faces complementares de uma mesma moeda. A mente, antes de dar
partida ao fluxo de imagem da miração, experimenta várias outras fases de preparação.
Tem que distinguir a genuína experiência visionária da imaginação pura e simples, dos
jogos mentais de projeção e visualização. As imagens visionárias, os eventos
visionários que envolvem o nosso Eu dentro da "miração" são de ordem
psico-noética, isso é, ocorrências numa ordem de realidade contígua ao mundo
espiritual. O que nos permite afirmar que a "miração" ativa os nossos corpos
sutis e os libera par agir dentro do cenário feérico e numinoso da realidade xamãnica.
Esse nível de consciência atingido pela "miração" vem
quase sempre acompanhado de uma voz interior que guia, acompanha ou dirige o processo.
esta é, ao meu ver, a faceta mais incomum e maravilhosa da "miração" do
Daime. Durante o seu transcurso nossa consciência participa dos fenômenos psíquicos,
noéticos e espirituais, através dos nossos corpos sutis. Através deles, o nosso Eu
comparece nos momentos decisivos e brevíssimos onde se decide sobre o nosso destino em
meio às vagas probabilidades do mar de indeterminações quânticas. Dessa forma,
imprimimos movimento ao que é imutável e eterno, manifestamos vida e fecundamos a
matéria por seu intermédio. Ajudamos a tecer a trama do próprio destino, a complexa
textura dos eventos geradores da realidade e da vida. Isso significa que, no êxtase da
"miração", estamos travando um diálogo com Deus, estamos trabalhando com Ele,
estamos sendo convocados para essa grande responsabilidade de sermos co-criadores do
universo. E sem dúvida, só um destino com tal nobreza justifica o plano da criação
divina, as provas da evolução, o porquê da queda luciférica, a entrada em cena do mal
e a nossa tarefa de convertê-lo e reunificá-lo com a verdade até o final dos tempos.
Receber essa missão é o cerne da Revelação em todos os tempos. Enquanto que o cerne da
iniciação é adquirir a força de vontade suficiente para executar tudo o que foi
revelado na miração.
Anteriormente nos referimos que a falta de mérito e de coragem durante
o vôo xamãnico poderia desestabilizar a "miração", ou o que é pior, fazer
com que o fio narrativo da experiência visionária tenda para um desfecho desfavorável.
Nesses reinos espirituais de deslumbrante beleza, parece que impera uma terrível
justiça. O homem não está programado para ser perfeito. Ele tem que biológica,
psicológica, social, moral e espiritualmente falando, escolher ser perfeito. Isso se faz
através da faca de dois gumes do seu livre arbítrio. Graças a ele, o homem por um lado
supera em estatura os deuses, devas e querubins, enquanto que por outro, se torna presa
fácil da ambivalência de sua frágil inconsistência humana. O Budismo Tibetano se
refere a esta eclosão súbita da ruptura do ego frente ao sublime, como sendo o momento
em que, dentro da meditação, o meditador, sob a inspiração da Dakini (aspecto feminino
do Buda), enfrenta as entidades terrificantes que se postam diante do Nirvana. Quando o
ego consegue se apossar do Eu, a consciência já expandida se retrai novamente. Nesses
momentos, as visões podem se tornar negativas, até mesmo terrificantes e isso está
associado aos efeitos purgativos e miméticos da bebida enteógena indutora da
"miração". Reconhecido porém o impostor, é a hora da consciência, à
semelhança da esfinge, lançar o seu desafio: Decifra-me ou te devoro! Somos cobrados a
apresentar um desempenho compatível com a nossa presunção de alcançar a imortalidade.
Se nessa hora não tivermos verdade para apresentar, o monstro elemental por nós mesmo
criado, nos come. O Poder nos cobra sempre a nossa transformação para podermos continuar
no caminho. Pois sem a verdade no ser, o caminho se torna perigoso para o impostor.
É o que Sebastião Mota, um dos principais "padrinhos" do
Daime chama da necessidade de "ser em vez de parecer". Ser verdadeiro é pois a
ciência para entramos totalmente seguros nos estados elevados de consciência e deles
conseguirmos sair, trazendo no retorno novas aquisições para continuarmos a Busca. Nos
níveis sutis, a verdade atrai a verdade. O ser manifestado enquanto verdade é a matéria
prima da criação. Quanto mais estamos na verdade, mais se apresenta a nós na miração
aquilo que precisamos ser. E Deus nos usa como peças do seu quebra-cabeças divino, nos
inspira amor e nos torna cúmplices da sua obra. A verdade do ser é exata, nela nada
falta nem sobra. Não há lugar para condicionamentos mentais, hábitos viciosos
disfarçados de caráter, máscaras ou papéis sociais. Se o nosso coração nos acusa, é
porque não temos verdade. E sempre que esta falta de verdade interromper a nossa
"miração", desestabilizando-a, devemos aproveitar o seu momento sagrado para
pedir ao Poder que nos conceda a chance de nossa transformação. O sofrimento e o
desconforto, que às vezes essa disciplina nos acarreta, depois sempre é sentida como
benéfica. Eis a autêntica terapia xamânica, uma terapia de conversão à verdade, onde
nos afastamos das ilusões e das samsaras nos tornando cada vez mais
conscientes do nobre script que Deus nos reservou.
Tentamos aqui, violando o item da inefabilidade da experiência
mística, expressar de alguma maneira com as palavras, essa sensação extraordinária que
é trabalharmos projetados em nossos corpos sutis nas oficinas seráficas da criação
divina. Isso ocorre, como já vimos, mediante à atuação do Eu Superior no interior das
imagens visionárias, como se a "miração" fosse um jogo interativo de
"realidade virtual espiritual". Para que esse processo traga benefícios que
possam ser incorporados ao ser, exige-se deste uma postura passiva-receptiva e um padrão
mental positivo e elevado. Dessa forma é que a barquinha da consciência pode navegar nas
ondas do mar sagrado, que é a Mente, e se manter com as velas enfunadas em meio ao mau
tempo e aos maus pensamentos.
Para finalizar esse ponto, gostaríamos de nos referir sucintamente a
duas questões conexas à nossa abordagem de estado de consciência xamânico da
"miração". Trata-se do carma e da mediunidade, aspectos ligados ao tema da
cura xamânica. Num certo sentido, a cura espiritual já é a própria imersão do Eu
nesses estados elevados de consciência, fazendo com que ele amplie a sua visão interna
sobre as causas dos desequilíbrios que geram as doenças. Nessas vivências visionárias
do Eu no interior da "miração" também ocorre dele se lembrar de fatos
relativos às suas vidas passadas, facilitando a compreensão de padrões cármicos que
precisam ser interrompidos nessa encarnação.
Já o fenômeno da mediunidade, não se resume apenas ao transe e à
incorporação. Num outro sentido, ele trata também da miríades de pequenos
"eus" que orbitam em torno do nosso Eu central. E que à primeira distração
nossa, entram por dentro da casa e assumem o lugar do dono. Em alguns estágios da
"miração" podemos perceber esses "eus" como seres. Podemos perceber
que cada pensamento que flui na nossa mente é um ser e com isso, aprendemos a melhor
ajustar o nosso dial mediúnico para captar apenas a freqüência dos seres que nos
interessam. Mas nem sempre podemos escolher o que chega à nossa mente. Portanto esse
canal mediúnico também nos ajuda a auto-doutrinar os maus pensamentos e afastar as más
influências psíquicas e espirituais que podem se tornar nossos futuros obsessores.
Tentamos expressar um pouco o nosso entendimento da
"miração" compreendido como um estado de percepção mística que guarda
várias semelhanças com aquilo que denominamos consciência cósmica. Escolhemos um
aspecto da "miração", a saber o da relação interativa do Eu com as visões,
característica da tradição xamânica. Isso porque, a "miração" é ao mesmo
tempo uma realidade visionária em movimento e um estado de contemplação extático. À
maneira do samadi, comporta vários estágios, graus e possibilidades de realização.
Apresenta planos e panoramas imensos e às vezes passa tempo trabalhando apenas alguns
fotogramas. Sua meta suprema é a realização do Eu superior do homem. Apesar da ajuda
inestimável das plantas sagradas para a sua consecução, o trabalho espiritual da
"miração" nunca termina. Continua no dia-a-dia através do esforço de se
manter coerente com os seus ensinos.
Algumas vezes, através da "miração", temos uma percepção
clara da realidade espiritual da vida além do corpo. Penetramos assim no mistério que a
nossa ignorância chama de morte, mas que não passa de uma transição para um outro
estado de consciência. Voltar dessa experiência da "morte" com conhecimento do
que isso seja, significa ter renascido e recebido o mais alto grau de iniciação,
independente do credo que cada um professe.
Por isso consagramos o ser divino presente nessas plantas amigas e
professoras do homem e a "miração" que ela nos fornece. Mesmo que o seu uso
responsável seja sempre benéfico, é porém dentro de um contexto ritual e religioso,
que sentimos uma maior segurança para a utilização profilática e terapêutica dos
enteógenos.
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