Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_contents.gif (508 bytes)
nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Santo Daime - Comunidades Urbanas
José Murilo C. Carvalho Jr.

V. Possibilidades.

O objetivo desta apresentação foi descrever um fenômeno cultural emergente, e que em muitos aspectos está completamente afinado com tudo que está sendo discutido aqui. É claro que, nesta perspectiva, tento também desmistificar muito do que a mídia nacional registra sobre a doutrina do Santo Daime. Neste sentido vou abordar algumas das possibilidades vislumbradas no trabalho realizado em Brasília pela comunidade urbana Céu do Planalto, e tentarei descrever um panorama do significado dessa modalidade de difusão da doutrina no contexto de uma nova consciência emergente.
Dentre o amontoado de desinformação que se veicula repetidamente sobre o assunto em nossos meios de comunicação, é sempre ressaltada a tendência dos adeptos da doutrina a se furtarem de suas atividades normais de trabalho e de seu contato com a família, denunciando um processo alienante. A acusação sempre enfoca o Daime como desestruturador e a doutrina como indutora ao fanatismo. Nesse caso acho que cabe um esclarecimento e um alerta com relação às características próprias do trabalho com essa substância enteógena.
Desde a fundação do CEFLURIS pelo Padrinho Sebastião, esforços têm sido feitos no sentido de disciplinar e normatizar o uso do Santo Daime dentro dos padrões tradicionalmente prescritos pelos mestres da doutrina. Sabemos que o potencial transformador de um trabalho espiritual com a bebida exige a presença de pessoas credenciadas nas várias funções exercidas no ritual, com experiência suficiente para tranqüilamente levar a bom termo as já esperadas "alterações" decorrentes de processos catárticos individuais e grupais.
Apesar da notoriedade alcançada no início da década, quando alguns artistas de TV declararam sua participação nos rituais, a diretoria do CEFLURIS sempre esteve atenta ao uso estritamente ritual da bebida e ao rigor no credenciamento de novos pontos onde os trabalhos estariam oficialmente autorizados a acontecer. Isto, juntamente com as dificuldades inerentes a este trabalho, determinaram um ritmo próprio ao desenvolvimento da doutrina em termos de número de adeptos. O proselitismo é doutrinariamente vedado, e qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer o trabalho terá que inicialmente participar de rituais sem a bebida, além de assistir a uma palestra de esclarecimento - com informações suficientes que lhe dê condições de julgamento sobre o seu interesse na doutrina, e passar por uma entrevista de anamnese com profissional qualificado a atestar as condições do visitante para a participação segura em um ritual com a bebida.
Essas medidas, aliadas à dificuldade inerente ao trabalho com o Daime principalmente para os novatos, determinam que o ritmo de crescimento do número de adeptos seja satisfatoriamente lento. Além disso, a trajetória para um visitante se tornar um membro "fardado" também tem sido aperfeiçoada no sentido de dar ao aspirante uma ampla consciência do trabalho realizado, lembrando também que os membros fardados podem, a qualquer momento, descontinuar sua participação nos trabalhos e se afastar da doutrina de acordo com o seu discernimento.
Muitas das críticas quanto ao aspecto alienante da doutrina reportam histórias de sujeitos integrados na vida urbana que, de repente, largam todas as suas responsabilidades para viverem nas comunidades do Santo Daime, que até bem pouco tempo eram, em sua maioria, afastadas dos grandes centros. Realmente a doutrina ainda é muito nova, e as suas possibilidades de configuração estão longe de serem esgotadas. Hoje estamos aqui apresentando esse novo modelo de comunidade, que respeita e promove a integração dos valores salientados pelos princípios da doutrina com o dia-a-dia da vida urbana.
Portanto, não há contradição na coexistência do Santo Daime com a cidade, mas absolutamente não se exclui e nem se desconsidera o aspecto essencial de transformação - e por isso a comunidade é importante. Todos os moradores do grupo de Brasília podem enumerar facilmente as mudanças que a vivência com o Daime e com a comunidade operaram na vida de cada um. Mas, estando na cidade, não perdemos a noção de como o avanço da cultura e da tecnologia em seus aspectos positivos podem nos ajudar na atualização com o nosso momento histórico - aqui e agora. Na prática, as comunidades urbanas do Daime passam a ser o canal através do qual o Céu do Mapiá e outras comunidades, na sua proposta de integração ecológica total, recebem as informações que as sintonizam com o mundo.
Em Brasília temos um grupo bastante eclético, composto de professores universitários, antropólogos, funcionários públicos, artistas, jornalistas, jornaleiros, comerciantes em geral e ainda pessoas envolvidas com técnicas de meditação e yoga, além de psicólogos e especialistas em massagens e terapias corporais. Essa rica diversidade nos configura como um laboratório de pesquisas no âmbito das possibilidades de desenvolvimento pessoal. As capacidades individuais relativas à integração grupal são aproveitadas, e nesse sentido, vários retiros já foram organizados no intuito de integrar práticas de meditação, yoga e bioenergética com a dimensão especial proporcionada pelo contato com o Santo Daime. Tal experiência tem dado frutos interessantes no sentido de cada um perceber que várias são as ferramentas para o auto-conhecimento, e que estas se amoldam à configuração da dinâmica e do momento pessoal específico.
Uma experiência que tem tido resultado bastante interessante é o contato com o estudo dos tipos psicológicos do eneagrama, da forma como é trabalhado por Cláudio Naranjo. Concebida como uma ferramenta de auto-conhecimento, e com uso otimizado em grupos com interação freqüente, o estudo do eneagrama teve sua introdução facilitada no grupo pelo contato próximo de alguns membros com o trabalho do Dr. Naranjo. Hoje, uma grande parte dos membros da comunidade faz uso dos nove tipos psicológicos em sua pesquisa interior e na clarificação dos contatos interpessoais, criando novas situações onde o material advindo dos trabalhos espirituais encontra espaço de discussão dentro de um referencial terapêutico.
Em todos esses movimentos, a comunidade Céu do Planalto tem desenvolvido um modelo bem sucedido de introdução da experiência transformadora do Santo Daime no meio urbano. O Céu do Mapiá, por sua vez, mantém a sua posição de centro de difusão da força mágica da floresta amazônica e do Daime para o mundo, pulverizando esta modalidade de cultura eco-religiosa em cidades do Brasil e do exterior. Grupos que entram em contato com a força do trabalho e sentem uma identificação, naturalmente interessam-se por esse modelo de comunidade urbana que descrevemos aqui.
Não se trata de uma proposta de comunidade, pois realmente não há um projeto organizado de difusão deste modelo e muito menos estamos convidando qualquer pessoa a se unir a este caminho espiritual. Trata-se de uma experiência e um processo que vem se configurando no dia-a-dia, que pode servir de referencial para quem se sentiu identificado com este movimento, mas que acima de tudo me dá imenso prazer falar a respeito, principalmente para uma audiência tão afinada aos princípios fundamentais que regem a nossa dotrina: Harmonia, Amor, Verdade e Justiça.

Muito Obrigado
Campina Grande, 08 de fevereiro de 1997


footer.gif (1284 bytes)