Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Histórico Institucional

Nossa Igreja é um broto de quase 30 anos, nascida no tronco representado pelo Mestre Raimundo Irineu Serra, nossa árvore sombreira. Depois da passagem do Mestre, Sebastião Mota de Melo levantou sua Igreja no local denominado Colônia Cinco Mil em Rio Branco, Acre. Em 1974, foi registrado no cartório dessa cidade o Centro Eclético da Fluente Luz Universal Raimundo Irineu Serra e publicado seus primeiros estatutos, de cunho eminentemente regionalista.

Em 1989, durante o primeiro Encontro das igrejas daimistas no Céu do Mapiá, foi aprovado o novo Estatuto do CEFLURIS, que passou a ser uma entidade âmbito nacional. Esse estatuto era mais avançado que o primeiro e já previa os desdobramentos da entidade ao nível internacional.

Continuamos a fazer ajustes e correções, amadurecendo pouco a pouco o nosso projeto institucional atual. As décadas de 80 e 90 nos trouxeram a consolidação do processo de legalização de nosso sacramento, a institucionalização do nosso movimento religioso e diversas demandas e experiências na área social e ambiental.

Em 1994 iniciaram-se novos estudos e consultas, por parte da Diretoria então eleita, no sentido de formular o novo formato institucional definitivo. Em 1997, por ocasião do IX Encontro das Igrejas na Comunidade Céu da Montanha em Mauá, consagrou-se o principio de separação entre as instâncias espiritual / religiosa e social / financeira / administrativa. Foram criados o embrião jurídico de uma Igreja e de uma organização não governamental.

Em julho de 1998, no X Encontro, constitui-se a ata de fundação da Igreja do Santo Daime, agora denominada Igreja do Culto Eclético da Fluente Luz Universal. A ela cabe zelar pela nossa Religião xamânica, esotérica e cristã; produzir nosso sacramento; administrar nossos jardins de cultivo das plantas sagradas e realizar os trabalhos espirituais previstos em nosso Calendário Oficial.

Já o  trabalho de atendimento social e de planejamento, na área da Floresta Nacional do Purus, onde se encontra nossa comunidade, passou para o âmbito do Instituto de Desenvolvimento Ambiental IDA CEFLURIS que trabalha em cooperação com a Associação dos Moradores da Vila Céu do Mapiá (AMVCM).

Apesar de congregar basicamente os irmãos daimistas e dar suporte para a Igreja do Culto Eclético, as atribuições do Instituto não são de natureza religiosa. Ele busca promover a questão social e ambiental  em toda a região da Amazônia onde estamos trabalhando hoje, nas calha média dos rios Purus, Juruá,  o igarapé Mapiá e o rio Pauiní.

        O Céu do Mapiá, nossa sede, uma vila florestal comunitária,  desenvolve um importate papel junto a população ribeirinha carente que soma quase duas mil pessoas no entorno da Floresta Nacional.(link objetivos do instituto). Nos fundamentos espirituais da nossa Religião estão a consagração da natureza, nossa Mãe-Terra, dos Seres Divinos que habitam a Floresta e das plantas sagradas que usamos como sacramento.

Consequentemente, consideramos a questão ambiental e preservacionista como parte integrante do nosso ideário espiritual. Dessa forma estamos vendo se ampliar o papel da nossa Igreja em todos os rincões do globo, numa manifestação religiosa e cultural sincrética de grande significado, promovendo a Amazônia e as suas tradições culturais para todo mundo.

Enquanto isso, através do Instituto de Desenvolvimento Ambiental IDA/CEFLURIS, estamos tendo uma valiosa experiência e uma grande chance de entrar em contato com a riqueza e a diversidade da Amazônia. Com seu potencial futuro e com seu inerente drama que é hoje representado pela nuvens de incerteza que cercam esse grande ecossistema amazônico e que é vivido diretamente pelas populações tradicionais que nela habitam.


Visite o site do Instituto de Desenvolvimento Ambiental

Veja também: Configuração Institucional Atual


footer.gif (1284 bytes)