Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Configuração Institucional Atual

Na virada do 2000, reunimos quase 400 visitantes dos cinco continentes, que vieram participar dos festejos do final do ano e das reuniões do nosso I Encontro Mundial do Povo de Juramidam. Com ele, fechamos esse longo ciclo de 26 anos de aperfeiçoamento institucional. Nossa Igreja está constituída legalmente e sendo registrada no Cartório do Município de Pauiní/AM, assim como seus novos Estatutos e Diretrizes.

Foi formado um Conselho Superior Doutrinário de 12 membros, sendo três deles vitalícios e honoráveis:

  • Madrinha Rita - Conselheira;
  • Pad.Alfredo - Presidente e Mestre Imediato;
  • Pad. Waldete - Vice-Presidente e Comandante.

Também foi constituído um Conselho Administrativo de 3 membros para zelar pelo seu patrimônio.

Nosso Instituto também tem uma Diretoria Administrativa, um Conselho Fiscal e uma Secretaria Geral que compreende 4 secretarias: Associativa, Comunicação, Planejamento e Finanças. Com esse novo formato, estamos prontos para entrar no novo milênio e nortear nosso trabalho espiritual, comunitário e ambiental pelas próximas décadas.

Nossas Igrejas deverão estar se renovando e constituindo suas comissões locais. Estamos incentivando a formação de Conselhos para zelar pelo Ritual e pela Doutrina ao nível local Iniciaremos um Plano de Formação de Quadros e de dirigentes e estamos incentivando um maior rodízio de lideranças e de funções. Também estão sendo criados Conselhos Regionais e Nacionais de Representantes que deverão indicar os delegados da Assembléia de Representantes a se realizar no Encontro Anual de Igrejas.

As irmandades locais, por outro lado também deverão aproveitar a antiga estrutura e os laços associativos do antigo CEFLURIS e constituírem também as sessões locais e os escritórios regionais e nacionais do Instituto de desenvolvimento Ambiental IDA CEFLURIS.

Dependendo da característica de cada ponto ou comunidade, deverão criar uma rede de cooperação com as ONGs que já existem em nível local, conectando nosso trabalho na Amazônia com a preservação de outros ecossistemas.

Porém, começamos a nos debruçar agora na última parte da nossa reforma institucional, que compreende a formação e ampliação de uma cooperativa agro-extrativista que já se encontra em andamento. Ela tem como meta desenvolver vários projetos de desenvolvimento auto-sustentável nas áreas de desenvolvimento comunitário, saúde, educação, secagem de frutas, viveiros de mudas, banco de sementes, extração de óleos, artesanato, tecelagem, telecomunicação e etc.

É neste ponto que estamos, guardiões dessa floresta, querendo preservar não apenas a beleza e a diversidade de sua natureza, como também resgatar o sentido sagrado da sua existência.


Visite o site do Instituto de Desenvolvimento Ambiental


footer.gif (1284 bytes)