Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Resposta do psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira à revista "VEJA"

"O embasamento científico sobre o qual nos apoiamos para tratar o tema foi simplesmente adulterado para a elaboração deste texto preconceituoso e tendencioso, sabe-se lá a serviço de que ideologias ou interesses específicos."

sobre o assunto:

Editorial Alex Polari

Sobre a notícia

Resposta do General Cardoso


Em 11/09/2000

Com referência à matéria intitulada "O barato legal - O chá de ayahuasca é uma droga como qualquer outra. Mas o governo faz vista grossa", publicada na edição de Veja de 13/09/2000

Ao Editor-chefe da Revista Veja

Prezado Senhor,

Fui procurado há duas semanas pelo jornalista Ricardo Galhardo que veio me solicitar informações técnicas a respeito do consumo de ayahuasca em nosso meio. Dispensei especial atenção ao sr. Galhardo tendo em vista a delicadeza do assunto. Em nossos contatos, forneci a ele grande quantidade de informações no sentido de aparelhá-lo para que pudesse ser escrita uma matéria adequada ao estágio de conhecimento de que se dispõe atualmente sobre o tema.

Entre as informações por mim prestadas ao sr. Galhardo, destaquei:

  • a existência de distintos padrões de uso de substâncias psicoativas, com significados e repercussões diferentes para seus consumidores.
  • a não constatação do fenômeno dependência química entre os usuários habituais do chá.
  • os motivos que fundamentaram a autorização do uso da substância em contexto ritual religioso por parte do Conselho Federal de Entorpecentes(CONFEN).
  • a existência de evidências de que o uso do chá em contexto ritual religioso tem acarretado sobretudo benefícios e, muito raramente, consequências indesejáveis.(Mencionei inclusive um trabalho científico realizado em nossa instituição que documentou a existência de quinze dependentes graves de álcool que se tornaram abstinentes a partir do momento em que passaram a frequentar os rituais da seita União do Vegetal).

Confesso que fiquei absolutamente perplexo ao constatar que, apesar de todo meu empenho, o teor da matéria publicada pela Veja opunha-se frontalmente ao que eu havia transmitido ao sr. Galhardo.

Questiono ainda como um veículo de comunicação com a penetração de Veja manipulou as informações por mim prestadas, deturpando idéias e conceitos que se tem hoje em dia a respeito do consumo desta substância. O embasamento científico sobre o qual nos apoiamos para tratar o tema foi simplesmente adulterado para a elaboração deste texto preconceituoso e tendencioso, sabe-se lá a serviço de que ideologias ou interesses específicos.

Aguardando seu posicionamento sobre tão lamentável ocorrido,

Dr.Dartiu Xavier da Silveira
Coordenador do PROAD
Programa de Orientação e Assistência Dependentes do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

c/c: Secretaria Nacional Anti-Drogas (SENAD); Departamento Médico-Científico da UDV


footer.gif (1284 bytes)