Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




General Cardoso responde à "VEJA"
O Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Brasil declara à revista que o culto do Santo Daime é protegido pela constituição.

Em resposta à matéria publicada em sua edição do dia 13 de setembro de 2000 sob o título "O barato legal", a revista "VEJA" recebeu 286 manifestações de leitores. Seus editores acharam por bem publicar apenas uma, remetida pelo General Alberto Cardoso, citado na reportagem. Reproduzimos abaixo:

 

sobre o assunto:

Editorial Alex Polari

Manifestações online

Sobre a notícia

Resposta da antropóloga Beatriz Labate

Resposta do psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira

"Ao reproduzir a fala "Não proibiremos o uso do chá nos rituais. Religião é religião", Veja omitiu que nos referíamos ao que determina a ordem institucional vigente, baseada na Constituição e na interpretação do Poder Judiciário. Deixamos bem claro que a liberdade de culto é um preceito constitucional e que, segundo entendimento adotado até agora pelo Judiciário, o uso do ayahuasca em rituais está contemplado por essa determinação da Carta Magna."

Alberto Mendes Cardoso
Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional
Brasília, DF

Nesta resposta curta e grossa fica claro para todos que, no entender das autoridades competentes, não existem dúvidas em relação aos aspectos legais e legítimos da utilização da ayahuasca nos rituais da Doutrina do Santo Daime e de outros conhecidos centros ayahuasqueiros. Neste sentido é interessante conhecer também as respostas encaminhadas à revista pelo psiquiatra Dartiu Xavier da Silveira (citado na reportagem) e pela antropóloga Beatriz Labate, assim como a resposta institucional redigida por Alex Polari.

No entanto, a reportagem provocou reações em todos aqueles que de alguma forma se sentem ligados à cultura daimística. Estamos publicando um mural com as manifestações que circularam no grupo online (daime@egroups.com) para conhecimento dos nossos usuários. Acesse, informe-se, divirta-se.


footer.gif (1284 bytes)