Cientes de que
o nosso domínio www.santodaime.org engloba também outras vertentes do universo daimista,
estamos iniciando para breve a publicação nessa seção da árvore genealógica da
Tradição do Santo Daime, nos colocando disponíveis para publicar um pequeno resumo
dessas linhas e agremiações espirituais co-irmãs que comungam o mesmo sacramento e têm
grande semelhança inclusive em termos de ritual e doutrina. Estaremos disponíveis para
publicar nessa seção pequeno histórico do grupo ou igreja daimista, endereço de
centros filiados, pequena biografia dos dirigentes que forem indicados e links para suas
respectivas páginas. Os centros ou pessoas credenciadas por estes deverão mandar seu
material via e-mail para alexpolari@yahoo.com
e josemurilo@yahoo.com.
O movimento religioso do Santo Daime começou no interior da floresta amazônica, nas primeiras décadas do século
XX, com o neto de escravos Raimundo Irineu Serra. Foi ele que recebeu a revelação de uma
doutrina de cunho cristão, a partir da bebida Ayahuasca (vinho das almas), por nós
denominada Santo Daime.
A bebida, de uso bastante
difundido pelos povos indígenas da região, é obtida pela coccão de duas plantas, o
cipó Jagube (banesteriopsis caapi) e a folha Rainha (psicotrya viridis)
ambas nativas da floresta tropical. Ela tem propriedades enteógenas, isto é,
produz uma expansão de consciência responsável pela experiência de contato com a
divindade interior, presente no próprio homem.
Segundo o próprio Mestre Irineu,
ele recebeu essa Doutrina através de uma aparição de Nossa Senhora da Conceição,em
uma das primeiras vezes que tomou a bebida, na região de Basiléia, Acre. Os hinos do
Mestre, que ele começou a receber a partir do começo da década de 30 trouxeram uma
forte ênfase nos ensinos cristãos e uma nova leitura dos Evangelhos à luz do Santo
Daime, para afirmar, nos tempos de hoje, os mesmos princípios de Amor, Caridade e
Fraternidade humana. |