Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Comitiva Pad. Alfredo
Nordeste Brasileiro / 2001

Isabela Lara, de Brasília, acompanhou o grupo que esteve visitando as Igrejas e Pontos do nordeste. Acompanhe o relato e veja as fotos.
veja também:

Palestra do Padrinho Alfredo Gregório dirigida aos Centros Filiados do CEFLURIS, do nordeste e do mundo


A comitiva

Foi com muita alegria que encerrou-se no dia 18 de março, com o hinário de São José em Campina Grande (PB), a viagem do Padrinho Alfredo Gregório de Melo e comitiva pela regional nordeste. Ao todo foram realizados 8 trabalhos sendo 3 em Campina Grande (Paraíba), um em Recife, 2 em Lucena (Paraíba), um em Pipa (Rio Grande do Norte) e um em Canoa Quebrada (Ceará).

A apresentação da comitiva começou durante o carnaval em Campina Grande no "Encontro para a Nova Consciência". Nesse já tradicional encontro espiritualista e ecumênico Padrinho Alfredo e Alex Polari tiveram a oportunidade de proferir duas palestras sobre a doutrina do Santo Daime e, em especial, o projeto ecológico e social do Juruá . Maria Alice Freire também esteve presente oferecendo uma vivência sobre os Florais da Amazônia. Durante o encontro, a comitiva ainda participou de algumas celebrações ecumênicas apresentando alguns hinos e recebeu vários participantes do evento nos dois trabalhos realizados na recém construída igreja de Campina Grande.

Alfredo e Alex

De Campina Grande a comitiva seguiu para João Pessoa onde foi realizada uma gravação em estúdio da Oração (aguardem!!). Participaram da gravação: Padrinho Alfredo e Roberval (violão), Rute, Júlia, Paula (voz e Alex e Cid (voz).

Logo depois, todos seguiram para Lucena, uma cidade turística com belas praias próxima à João Pessoa. Em Lucena foram realizados mais dois trabalhos, sendo um de cura com o hinário do João Pedro e outro de São Miguel.


Alfredo e Roberval em Recife

A próxima parada da comitiva foi em Recife onde foi inaugurado o Céu da Aldeia com a primeira parte do hinário do Mestre Irineu. Da capital pernambucana a comitiva seguiu para Pipa, mais uma bela cidade praiana, à cerca de uma hora de Natal. Lá também foi inaugurado mais um ponto de luz da nossa doutrina: o Céu do Cajueiro Santo. A lua estava cheia e dava para se ver o mar ao longe...A cantoria da segunda parte do hinário do Mestre e do Roberval foram um presente para todos os participantes em especial para o irmão Roberval, que era o aniversariante do dia (10/03). Muito lindo....

Depois, a comitiva deu uma paradinha em Natal na casa dos Irmãos Liberdade e Moura, bem na beirinha da praia de Santa Rita, perto das Dunas de Genipabu. Mais um aniversário. Dessa vez do dono da casa que receebu uma Oração e os votos de felicidades de todos os participantes.


Comitiva em passeio

Esticando o já apertado programa da comitiva, todos seguiram para Canoa Quebrada para o penúltimo trabalho dessa jornada espiritual. Ao longo do caminho todos deram uma parada em Açu para que o Padrinho Nel (irmão da Madrinha Rita e esposo da Madrinha Cristina) pudesse rever a terra natal.

Chegando em Canoa Quebrada os homens da comitiva ainda tiveram a oportunidade de contribuir para o feito que apurou um Daime nordestino para a Concentração do dia 15/03 onde foi cantado o hinário da Madrinha Rita.


Alfredo, Mad. Cristina e Pad. Nel

Na volta para Campina Grande, a comitiva ainda parou mais uma vez em Açu onde o Padrinho Nel reviu velhos conhecidos e até foi recebido pelo prefeito da cidade. Um pernoite na casa de Liberdade e todos seguiram para o Hinário de São José que fechou com chave de outro cerca de 22 dias de intensa atividade espiritual.

Além do belíssimo litoral nordestino, a lembrança mais forte que fica para quem teve a oportunidade de acompanhar essa caminhada, foi a da gentileza e a receptividade povo nordestino e em especial dos nossos irmãos fardados. Que, mesmo em pequeno número, se esforçaram para em cada igreja, receber de coração quem estava chegando e acompanhar os trabalhos ao longo da jornada.


Rute, Mad. Cristina, Roberval e Pad. Nel

Em toda parte o que se viu foi o surgimento de novas igrejas e pontos, muita animação e boa vontade. Era uma correria pra terminar de subir as paredes, colocar uma lona no teto. Tudo começando com simplicidade e vigor.

Quem tiver uns dias de férias e quiser conhecer o nosso povo do nordeste não vai se arrepender. Fica como recomendação especial o ponto de Pipa e Lucena onde os irmãos já tem até umas pousadinhas para receber os interessados. E no mais... só nos resta é agradecer...luz bendita de amor, verdade e união, Santo Daime.

Isabela Lara
Centro Divina Luz - Brasília

ilara@unb.br


footer.gif (1284 bytes)