Esta página é um arquivo do site antigo do www.santodaime.org
This page is an archive of the old www.santodaime.org website
Clique aqui para visitar o site atual
Click here to visit the current site



nn_destaque_b.gif (219 bytes)




Feitio do Santo Daime

O feitio da bebida é uma cerimônia carregada de grande simbolismo espiritual. É a produção de um sacramento. O feitio corresponde inteiramente ao papel de principal ritual de iniciação, onde os conhecimentos são ministrados e recebidos segundo a entrega de cada um.

As principais fases do trabalho são: localização do cipó e da folha na mata; limpeza das folhas, raspação e bateção do cipó, cozimentos e apuração final do Santo Daime. batecao.jpg (11236 bytes)

Cada uma dessas etapas exige uma dedicação, atenção e força de vontade bastante acentuada, por se tratar simultâneamente de um intenso trabalho físico,mental e espiritual, onde a bebida sacramental é usada durante todo o tempo.

Durante o feitio, as mulheres cuidam das folhas, enquanto os homens preparam o cipó. Do ponto de vista espiritual, o resultado do feitio, a bebida sacramental Daime, é considerada um sacramento ,um veículo para a manifestação do Ser Divino responsável pela sua luz e efeito espiritual. Já do ponto de vista material, ela é um produto florestal, um chá enteogênico sacramental de propiedades psico-ativas, produzida, evasada e distribuida sob responsabilidade da Igreja.

Leia uma descrição do clima que cerca um feitio:

As panelas estão sendo enchidas. Estamos concentradas nelas com as nossas melhores vibrações. Trabalhamos árduamente e o fruto do nosso esforço impregna o líquido, da mesma forma que somos impregnados por ele, pelas vibrações do ser espiritual que habita nos cipós da selva amazônica.

panela2.jpg (9309 bytes) No salão da fornalha ficam apenas os responsáveis pelo cozimento e apuração do Daime. É uma fase de atenção e concentração total. Empunhando grandes tridentes de madeira, eles vigiam a fervura, instruem o foguista e executam divesas manobras com o bagaço fervente, impedindo que o líquido derrame, queime ou ultrapasse o ponto em que deve ser retirado da panela.

As panelas vão e voltam numa coreografia sincrônica. Os gestos são precisos. As palavras poucas. A atenção é total, para que não haja nenhum engano. Através da busca da perfeição no processo material do feitio,todos se habilitam a penetrar na perfeição espiritual do feitio. A combinação entre esses dois aspectos é que confre ao feitio o caráter de iniciação aos mistérios da sagrada alquimia interior.

panelas.jpg (10260 bytes) Essa é a mesma bebida que já é feita há muitos mlhares de anos pelos nossos ancestrais que habitaram essas florestas.

As chamas bruxuleiam na fornalha. O responsável pela apuração do líquido sagrado examina com o seu gambito o nível das panelas. Apalpa-a demorada e suavemente, sente a pressão nas suas entranhas, cheira demoradamente a fumaça.Todos estão concentrados em torno daquela fumaça, num clima de mistério e de magia.

Finalmente depois de alguns instantes que parecem uma eternidade, o apurador bate com seu gambito tres vezes na borda da panela, querendo dizer com isso que está fazendo a chamada do sol, da lua e das estrelas, forças maiores que estão influindo no ponto do Daime que está vindo à luz.

Dois homens atravessam silenciosamente o salão, cada um por um lado da fornalha.Passam uma corda em cada alça da panela e a suspendem. A labareda de fogo pula. A panela é levada ao cocho e escorrida ao som dos hinos. É impossível pensar que esse líquido é uma droga e não um sacramento divino. panela3.jpg (11018 bytes)

(Extrato do Guia da Floresta,Alex Polari, pags 164/166)


footer.gif (1284 bytes)